Se você não conhece ou nunca provou o bolinho de estudante, tradicional da culinária baiana, não sabe o que está perdendo! Com um preparo simples e ligeiro, ele fica macio por dentro, crocante por fora e é uma ótima e econômica opção para o seu lanche! Não perca tempo, confira a receita do Canal Nandu Andrade e faça o irresistível bolinho de estudante, que todos vão amar!
Como fazer bolinho de estudante
Para a receita de bolinho de estudante, com um preparo fácil e ligeiro, iniciaremos hidratando a tapioca granulada. Para isso, colocaremos numa vasilha: a tapioca granulada, o açúcar, o coco fresco ralado e uma pitada de sal, mexendo bem. Juntaremos o leite de coco caseiro de vidrinho, voltaremos a mexer, usaremos plástico-filme para cobrir e reservaremos por uns 30-40 minutos. Iremos misturar o açúcar com a canela num recipiente (opcional) e reservaremos. Deixaremos tudo disposto na bancada e para modelar e empanar os bolinhos, seguiremos o passo a passo, que também seguiremos para finalizar a receita. Sirva e deguste seu divino bolinho de estudante!
Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.
Ingredientes da receita de bolinho de estudante
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 e ½ xícara (chá) de leite de coco caseiro ou de vidrinho (300ml)
- ½ xícara (chá) de farinha de tapioca para empanar (opcional)
- 1 xícara (chá) de tapioca granulada (não é aquela usada para frigideira)
- 1 pitada de sal
- ½ xícara (chá) de açúcar refinado misturado com 1 colher (chá) de canela em pó para polvilhar (opcional)
- óleo o quanto baste (para fritar)
- um pouco de manteiga ou margarina (para untar as mãos)
- ½ xícara (chá) de coco fresco ralado ou coco seco ralado
Modo de preparo
- Comece hidratando a tapioca, adicionando numa tigela: a tapioca granulada, o açúcar, o coco fresco ralado e uma pitada de sal, depois misture bem.
- Acrescente o leite de coco caseiro ou industrializado, torne a misturar, cubra com plástico-filme e deixe reservado por uns 30-40 minutos, em temperatura ambiente.
- Enquanto isso, numa vasilha, misture o açúcar com a canela, que servirá para polvilhar (opcional) e reserve.
- Numa bancada, tenha disponíveis: a farinha de tapioca (opcional) numa tigela (para empanar), a massinha de tapioca granulada hidratada, um pouco de manteiga para untar as mãos, a mistura de açúcar com canela para polvilhar (opcional) e uma assadeira retangular grande (para dispor os bolinhos).
- Para modelar os bolinhos, unte as mãos com um pouco de manteiga ou margarina, retire uma porção da massinha com uma colher (sopa), e aperte nas mãos, deixando no formato que desejar. Em seguida, empane na farinha de tapioca (opcional) e acomode na assadeira.
- Repita o processo para modelar todos os bolinhos.
- Aqueça uma frigideira com óleo, jogue um palito de dentes, se formar bolhinhas em volta dele, o óleo está na temperatura correta, então frite no máximo 3 bolinhos por vez, para o óleo não esfriar e encharcar os bolinhos.
- Vire para dourar por igual, retire, escorra em papel-toalha e, se gostar, empane na misturinha de açúcar com canela.
- Sirva e desfrute do seu saboroso bolinho de estudante!
Dica adicional: para fazer o leite de coco caseiro, corte um coco seco em pedaços, ponha no liquidificador com água quente (não fervendo) e bata bem, por uns 3 minutos, depois passe numa peneira fina ou num guardanapo limpo, para extrair o leite do coco e está pronto! As proporções são: para cada 1 xícara (chá) de coco, 2 xícaras (chá) de água quente.
Rendimento: cerca de 11 unidades.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Descubra os benefícios do chá de folha de figo e aprenda a prepará-lo!
- Receita de sobremesa caseira com apenas 3 ingredientes: experimente hoje!
- Peru de natal na cerveja, receita especial da ana maria braga
- Você tem 3 batatas e 3 ovos? Então, prepare uma receita rápida e deliciosa!
- Pão de 1kg: Ensinei todos os meus amigos a fazer o pão mais rápido e fácil!
- Polvilhe 1 colher de chá! Faz as plantas crescerem de forma saudável e florescerem loucamente
- Sempre joguei fora a tampa do óleo! Um colega me explicou para que ela realmente servia!
- Lamento só ter aprendido esse segredo aos 50 anos! Eu morreria sem saber
- Ela cresce em todos os lugares, mas a maioria das pessoas não conhece o poder desta planta
- Folhas de orquídea, se você colocar em um copo d’água não vai parar: O que acontece?