Pular para o conteúdo
Publicidade

Em vez de jogá-la fora, veja como salvar e reviver uma orquídea moribunda sem flores e folhas secas

Publicidade

Às vezes pensamos nas orquídeas como flores extremamente delicadas que precisam de atenção constante. Em parte isso é verdade, mas por outro lado a orquídea também é uma planta muito forte e resistente. Às vezes, você pode ficar tão doente que pensa que não há mais nada que possa fazer. Justamente nesses casos, ao invés de jogá-la fora, veja como salvar e reviver uma orquídea moribunda sem flores e com folhas secas.

Publicidade

A orquídea é uma flor que parece uma modelo pronta para um desfile de moda. Sua beleza é guardada com prazer em casa para realçar algum ponto da casa. No entanto, a pressa e a distração podem causar algum desconforto. Não nos surpreendamos então se a orquídea perder as flores, murchar e morrer por causa desses erros .

Publicidade

A planta morre apenas se todas as flores caírem e as folhas ficarem secas e as raízes corroídas pela podridão. Não é uma visão bonita, mas neste caso não há muito o que fazer.

Publicidade

Por outro lado, se pelo menos uma folha ainda estiver verde da planta, não a jogamos fora, porque a planta ainda não está morta. Talvez com um pouco de atenção você consiga se recuperar.

Quando restarem apenas uma ou duas folhas da planta, é melhor intervir imediatamente para salvá-la. Que a orquídea em algum período do ano possa perder todas as flores é um fato completamente normal. Não é normal que as folhas sequem junto com as flores.

Para recuperar uma planta de orquídea, que tenha apenas uma ou duas folhas restantes, procedemos desta maneira. Antes de tudo, vamos liberá-lo do vaso retirando toda a terra. Agora vamos verificar as  raízes aéreas , que devem estar mortas, mas não todas, se ainda houver uma folha verde.

Com tesouras desinfetadas cortamos o que resta das raízes mortas e partes secas, deixando o que resta das que ainda estão vivas. Feita essa limpeza, agora preparamos o novo local para a muda.

Tomamos um copo transparente, no qual despejamos 4 partes de água e 1 de água oxigenada. Este último serve para garantir um ambiente sem ameaças à planta, mas também para acelerar o nascimento das raízes. A água deve cobrir apenas as raízes sem tocar nas folhas, caso contrário elas apodrecerão.

Deixamos assim a muda na água por cerca de 40 dias. Veremos assim que as raízes se recuperaram e talvez novas tenham nascido. As folhas também estão em plena forma.

Replante a orquídea

Neste ponto é necessário arrumar a orquídea no vaso. Você pode obter um novo vaso e um novo solo. Um pouco de terra é colocada no fundo e então a muda é colocada, trazendo o nível da terra para baixo das folhas. É regada e aos poucos a orquídea, com o passar dos meses, vai recuperando sua vida e sua beleza.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.
Riscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despedaçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!
Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.

Gostou dessa Dica ou Truque? Todos os dias enviamos dicas para facilitar sua vida, não deixe de acompanhar nossa página no Facebook e em nosso grupo do Whatsapp, então participe para continuar recebendo as receitinhas totalmente grátis. Você vai aprender a Limpar Vidro, Banheiro, Eletrodomésticos, Móveis, Dicas de Cuidados, Truques para remover manchas e encardidos e muito mais. Aproveite, comente e compartilhe essa receita com seus amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade