O molho de tomate caseiro é uma joia na culinária. Feito a partir de tomates frescos e outros ingredientes simples, ele possui um sabor autêntico e fresco que realça o sabor de qualquer prato. Com esta receita, você fará essa delícia versátil, podendo usá-lo em várias preparações. Confira a receita do Canal Receitas Dona Dirce e faça o divino molho de tomate, que será um sucesso!
Como fazer molho de tomate caseiro
Para o molho de tomate caseiro, lavaremos os tomates e depois tiraremos as pontinhas onde ficam os cabinhos. Iremos picá-los em pequenos pedaços, deixando a pele e as sementes. Colocaremos no liquidificador, o alho e uma parte dos tomates picadinhos, batendo em velocidade máxima durante cerca de 3 minutos. Não há adição de água nesta receita. Acrescentaremos mais tomates, a cebola, o cheiro-verde e, se quisermos, o manjericão, batendo sempre em velocidade alta, durante mais uns 3 minutos, obtendo uma consistência de “purê”. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Depois é só aproveitarmos nosso magnífico molho de tomate caseiro!
Ingredientes da receita de molho de tomate caseiro
- 1 kg de tomates maduros
- 1 cebola grande picada
- ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado
- 1 dente grande de alho
- sal (a gosto)
- 1 e ½ colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão (opcional)
Modo de preparo
- Higienize os tomates e em seguida, remova a pontinha onde fica o cabinho.
- Corte-os em pedacinhos pequenos, mantendo a pele e as sementes.
- No liquidificador, adicione o alho e um pouco dos tomates picadinhos. Bata em velocidade máxima por cerca de 3 minutos. Não coloque água.
- Vá juntando mais tomates, a cebola, o cheiro-verde e, se desejar, o manjericão, batendo sempre na velocidade máxima, por mais uns 3 minutos, formando uma consistência de “purê”.
- Na sequência, leve uma panela ao fogo alto, junte o açúcar e mexa por vezes, com uma colher de pau, deixando derreter até dourar, cuidando para não queimar.
- Despeje nessa panela do caramelo, cuidadosamente, o molho batido no liquidificador.
- Aumente o fogo e ponha sal a gosto, misturando.
- Deixe ferver até sumir a espuminha que terá por cima, mexendo por vezes. Enquanto a espuminha estiver aparecendo, é necessário ferver.
- O molho estará na consistência correta quando der uma boa apurada, reduzir e houver a formação de bolhas grandes na superfície.
- Agora você já pode utilizar e apreciar seu sensacional molho de tomate caseiro!
Dicas adicionais:
Se desejar, você pode acrescentar, juntamente com o tomate para bater no liquidificador, pimenta-dedo-de-moça ou pimenta-do-reino branca, o molho fica bem saboroso.
Após esfriar, você pode passar esse molho para potinhos com tampa e congelar.
Se você não quiser que apareçam as sementinhas no molho, após bater no liquidificador, passe por uma peneira, antes de levar para a panela.
Ficha Técnica
- Peso total da receita: Aproximadamente 1200g
- Número de porções que rende: Cerca de 12 porções
- Peso de cada porção: Aproximadamente 100g
- Calorias por porção: Estimado em 20-30 kcal
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 20-30 minutos
AVALIE ESSA RECEITA!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Salada russa de 3 minutos! Aprendi a fazer e nunca mais larguei!!
- Quando tiver 3 batatas faça esta deliciosa receita! todos os vizinhos vão pedir a receita!!
- Nunca tinha comido uma REPOLHO TÃO DELICIOSO! Me apaixonei
- Veja como essa farofa de cebola crocante fica incrível e saborosa
- Agora só como cenouras assim. É fácil e muito saboroso
- Se você gosta de chuchu, mas quer variar as receitas, com essas dicas não vão faltar ideias para o almoço ou jantar
- Kimchi um prato típico Coreano considerado um dos mais saudáveis do mundo
- Com as sobras do peru de Natal, você pode transformar a salada de macarrão em um prato principal
- Faça esse cuscuz de microondas delicioso para servir no seu café da manhã de ano novo
- Arroz natalino para deixar sua ceia de natal ainda mais especial